top of page

O que é ABA? Como esta ciência pode ajudar o seu filho com TEA?

Atualizado: 12 de jan. de 2022

ABA é uma sigla que se refere à expressão em Inglês Applied Behavior Analysis. Traduzindo para o português, significa Análise do Comportamento Aplicada. Quando falamos em ABA, estamos falando sobre uma ciência que estuda o comportamento.



A Análise do Comportamento Aplicada é uma área dessa ciência que tem como objetivo estudar o comportamento humano socialmente relevante.


A ABA não é um método ou pacote de intervenções fechado, ela é uma área de investigação e aplicação dinâmica que evolui na medida em que novos princípios comportamentais são descobertos por meio de pesquisas científicas da Análise do Comportamento. Tudo bem, mas onde entra o autismo? Um dos principais processos comportamentais estudados pela Análise do Comportamento, como um todo, é a aprendizagem.


Esse tipo de intervenção é feita de maneira estruturada, focando nos comportamentos alvo de intervenção, o que em sua maioria envolve comportamentos ligados à linguagem e comportamentos inadequados.


Um ponto importante no momento de escolher o tratamento para o indivíduo, é pesquisar referências dos profissionais e se os mesmos trabalham com bases científicas e resultados mensuráveis. Seguir este caminho fará diferença no desenvolvimento e nos resultados do tratamento.


Em breve o Psicopedagogiando irá lançar um curso de capacitação em Terapia Aba para pais e profissionais!

Fica ligado no perfil do instagram @teaprendizagem



Referências Bibliográficas:

SELLA A.C; RIBEIRO D.M. Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. O que é análise do Comportamento Aplicada?, (Organizadoras). – 1. ed. – Curitiba: Appris, 2018. 323 p. (PSI)


Pesquisando materiais para trabalhar com público TEA? Confira algumas sugestões:






1.070 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page